A ESCASSEZ DE BIBLIOGRAFIAS PARA ASSESSORIAS DE IMPRENSA NA ÁREA ESPORTIVA

Ana Amélia de Barros Marques Andrade

Resumo


Assessorias de imprensa especializadas em esportes têm crescido vertiginosamente nos últimos anos. Esse número será ainda maior à realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil. Com o crescimento desse novo nicho de mercado, têm surgido novas oportunidades para os jornalistas nas assessorias, ao contrário da realidade das redações de televisão, rádio, jornais e revistas. Uma das causas desse crescimento é a propagação acelerada da internet, principalmente dos sites especializados e da evolução das mídias sociais. Em contrapartida à oferta de vagas no mercado, os assessores de imprensa esportivos possuem um grandedesafio: conquistar maior espaço nas mídias especializadas para as modalidades esportivas olímpicas e não olímpicas, brigando diariamente com um grande concorrente: o futebol. Porém, o profissional das assessorias especializadas em esportes está preparado para conquistar esse espaço? O mercado editorial daatualidade possui publicações especializadas para oferecer aos jornalistas o conteúdo necessário para desenvolver esse trabalho? Os iniciantes neste nicho de mercado conseguem adquirir conhecimento de assessoria de imprensa esportiva nabibliografia disponível hoje? Para responder essas e outras perguntas, este estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica sobre assessoria de imprensa e jornalismo esportivo, com objetivo principal de confirmar se existe demanda para novaspublicações sobre o tema. Através da pesquisa e baseado nos conceitos apresentados por estudiosos do assunto, esperamos ter, ao final deste trabalho, embasamento teórico e conteúdo necessário para sustentar a tese sobre a escassez de bibliografias para assessoria de imprensa na área esportiva.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários